Carlos Silva & Fotografia de rua

Carlos Silva & Fotografia de rua

Pensei muito em como descrever o que é para mim Fotografia de Rua e cheguei à conclusão que é mais fácil a fazer do que a explicar. Cada um terá a sua definição mas para mim fazer este tipo de Fotografia é algo que me dá um enorme prazer pois consigo retratar através da máquina as histórias que imagino estar a presenciar.Como tal gosto sempre de dar um nome/título às minhas fotografias,não como forma de as explicar mas sim de lhes dar vida e deixar ao critério de cada um imaginar o desenrolar da história. Fotografia de Rua vive do espontâneo mas também do “planeado” pois também gosto de criar as minhas histórias.Passo a explicar, por vezes vejo um “cenário” que me agrada, quer pela luz quer pelas linhas, e então há que esperar pelo momento ideal em que a figura humana entra em cena e lhe dá a vida que procuro.

O ambiente que mais gosto de fotografar é em dias de chuva.Por vezes chamam-me de “maluco” por sair à rua em dias de tempestade mas para mim a chuva cria uma atmosfera rica em cenários dignos de serem registados.Quer pelos reflexos, quer pelos contrastes de luz que cria, mas acima de tudo pelas reacções que provoca nas pessoas, vale bem a pena chegar a casa com os pés molhados mas com a alma cheia de histórias para contar.
De entre vários fotógrafos que me servem de inspiração existem dois que se destacam, Henri Cartier Bresson e Rui Palha pois conseguem transmitir magia com as suas imagens.

Para fotografia de rua já usei várias máquinas, desde uma compacta HP Photosmart 620 até uma canon 5DMarkII, mas a que mais gozo me deu até hoje foi a Fujifilm X100.Hoje em dia, e ainda em fase experimental, uso a Fujifilm X-Pro 1 com as objectivas Fujifilm Fujinon XF 18mm f/2 e a Fujifilm Fujinon XF 35mm f/1.4 que me deixam muito contente com os resultados.
Para terminar, e como dica, deixo esta citação de HCB, “Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração” , que para mim tem todo o significado pois só com estes três elementos se consegue criar magia e transmitir a verdadeira mensagem da Fotografia.

www.carlosarsilva.com

Adicionar comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.


© 2017 Fotografia de Rua | Todos os direitos reservados | Oficina dos Sites