Entrevista Vasco Leão

Entrevista Vasco Leão

Entrevista ao Vasco Leão para o fotografiaderua.com.

 

1 – O que te inspira a capturar uma determinada cena ou imagem?

Ainda hoje nao consigo uma resposta objectiva a essa pergunta. Sinto-me atraido pela vida urbana , talvez por ter sido esse desde o inicio o estilo de fotografia mais praticado e mais acessivel , gosto de registar tanto os momentos mais comuns e quotidianos como tentar obter composiçoes mais surreais com algum humor e subjectividade.

2 – Que equipamentos usas?

Neste momento prefiro o equipamento mais leve e discreto tanto quanto possivel , tenho fotografado com uma X100 da Fuji , e ando sempre com uma Canonet , contudo na mochila tenho sempre uma Dslr com uma 10-20 mm e um 50mm .Contudo hoje concluo que quanto mais “light” melhor !

3 – Quais os teus fotógrafos de referência ou que, de alguma forma, te influenciam ou influenciaram?

Sinto-me influenciado por muitos fotografos , de entre os quais destaco Henri-Cartier Bresson , Elliot Erwitt, Eugene Atget, Brassai , Doisneau e talvez a minha favorita Vivian Maier cuja obra considero a mais inspiradora para quem procure momentos e goste da vida urbana.

4 – Quando e como foi o teu primeiro contacto com a fotografia?

Gostava de poder dar uma resposta romantica a essa pergunta , mas muito simplesmente houve uma altura ,perto dos meus 15 anos, em que percebi que com a maquina compacta que havia la em casa , podia criar e “desenhar” as composiçoes que tanto gostava de fazer de um modo mental desde sempre. A partir de entao foi um trajecto mais ou menos tipico, o habito aumentou , a vontade de experimentar outras maquinas e aprender a fotografar levou a que mais tarde entrasse num curso de fotografia afim de aumentar os meus conhecimentos na area ; sobre este tema creio que embora a formaçao seja importante, principalmente para quem deseje ingressar no mundo profissional o mais importante é o conhecer o mais possivel de trabalhos de outros fotografos e praticar muito , fotografar na rua o maximo de horas possivel-

5 – Tens alguma fotografia favorita?

Varias , é me muito dificil eleger uma fotografia entre tantas , mas recentemente tem me vindo á memoria uma de Vivian Maier , a que chamo Striporama , esta fotografia tem uma ambiencia circense fantastica , uma interacçao entre os varios personagens ausente e surreal ao mesmo tempo.
De entre as minhas elegeria uma das minhas mais recentes captada em Madrid , em que retrato um toureiro na sombra de um candeeiro de rua , em que a sombra deste me fez lembrar desde o primeiro instante os cornos de um touro , achei um momento quase surreal , as mais recentes sao me sempre as mais queridas .

6 – Preto e branco ou cores?

Sempre P/B salvo raras excepçoes em que as cores desempenhem um papel importante , esta minha opçao deve-se a ter “crescido” com os trabalhos dos mestres e ao facto de achar que ,tirando as tais excepçoes , as cores tiram destaque ao que efectivamente importa numa fotografia.

7 – O que desejas transmitir através da tua fotografia?

Nada ! Até muito recentemente, a fotografia sempre foi algo muito pessoal , um capricho quase egoista de alguem que respira melhor quando esta a roubar momentos ,so á pouco tempo comecei a divulgar trabalhos online e a tirar partido dos varios sites existentes para criar portfolio. Isto é uma grande vantagem que nos permite divulgar o nosso proprio trabalho afim de podermos receber criticas , mantendo sempre intacto a nossa essencia , mas crescendo com elas , e fundamentalmente podermos ver o trabalho dos outros e aprendermos o mais que pudermos . Posto isto acho que seria pretensioso da minha parte assumir que pretendo transmitir o que quer que seja com as minhas fotografias, se elas enchem o olho de outros tanto melhor !

8 – Há quanto tempo fazes fotografia de rua?

Desde sempre ,comecei logo por este genero e embora tenha experimentado outros generos de fotografia atraves de workshops , nunca nenhum outro me interessou tanto , a rua esta repleta de vida incessante e situaçoes unicas em que o desafio de conseguir composiçoes e boas fotografias é enorme, todos os outros generos embora tenham o seu merito sao manipulaveis , a vida na rua é um palco que ninguem domina !

Ligações:

http:[email protected]/
http://500px.com/Vasco_Leao
http://pt-pt.facebook.com/vasco.leao

Adicionar comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.


© 2017 Fotografia de Rua | Todos os direitos reservados | Oficina dos Sites