Estratégia de publicação online

Estratégia de publicação online

Artigo de Fernando Coelho

Será que às vezes também tem esta sensação?
Regressa após um dos seus passeios fotográficos regulares, fez boas fotos que agora vai processar. Conclui  que ficou efetivamente com várias fotos com qualidade e que as gostaria de imediatamente partilharonline. A realidade é que provavelmente no dia seguinte já as irá olhar de maneira diferente. Por outro lado, deve fazer os possíveis por não partilhar online  mais de que uma foto por dia, não o  deixando de fazer contudo diariamente, para que o seu nome e trabalho vá fazendo o seu caminho, sendo também uma forma de adquirir a experiência que só praticando muito se adquire.

Quando faz o upload de mais de que uma foto ao mesmo tempo, as pessoas não olharão para elas com a mesma atenção do que o fariam se apenas tivesse feito um upload nesse dia. Também deve ter em atenção de que se a sua estratégia for, como sugerido, a publicação de uma foto por dia, poderá não ter (boas) fotos suficientes, pelo que deverá sempre “reservar” algumas quando pontualmente não tiver tempo para o seu hobby. O seu fluxo de trabalho deve ser consistente e contínuo  ao longo do tempo. Os seus seguidores querem ter a oportunidade de sempre observar fotos suas com a mesmo nível de qualidade. Por isso, por favor, nem pense em partilhar duas excelentes fotografias num mesmo dia ou fotografias com temas ou situações semelhantes em dias consecutivos. Antes de fazer o upload de uma foto, reveja o seu fluxo (photostream) e verifique se a sua nova foto se enquadra nas fotos existentes.

Quando faz vários tipos de fotografia de rua (gráfica, justaposições, retratos, cor, situações insólitas, p&b etc) deve procurar um equilíbrio e não bater na mesma tecla durante muito tempo. O mais importante é “alimentar” os seus seguidores com fotografias que eles gostarão de ver em quantidade e qualidade ao longo do tempo. Se publicar em várias plataformas (Flickr, 500px, Facebook, etc), deverá fazer a partilha em todas ao mesmo tempo. Pode haver pessoas que o estão a seguir em várias plataformas e será confuso se partilhar de forma desfasada. É sempre confortável ter boas fotos de reserva. Alivia a pressão para produzir.

Na realidade não tem que estar constantemente a produzir, mas ao mesmo tempo deverá ter como objetivo publicar diariamente uma foto. Este é o desafio. Se publicar com frequência fotos de qualidade, significa que precisa de estar na rua e fotografar com frequência. Independentemente de toda a teoria e observação do trabalho de outros fotógrafos de rua, que é sem dúvida também importante, esta é a maneira mais rápida de apreender e tornar-se melhor.

Adicionar comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.


© 2017 Fotografia de Rua | Todos os direitos reservados | Oficina dos Sites