Fotografia de Rua por Anderson Peron

Fotografia de Rua por Anderson Peron

Artigo de Anderson Peron

Sobre o autor

Anderson Peron é Brasileiro, nascido em 1973 em Ribeirão Preto, atualmente, reside em São Paulo, capital. Graduado em Arquitetura e Urbanismo possui MBA em Marketing e Comunicação e é Empresário. Considera-se fotógrafo sempre que a situação cotidiana permite.

Início na fotografia e dias atuais

Comecei na fotografia há cerca de 20 anos com uma Pentax K1000 e uma lente 50mm, máquina que ainda possuo. Sempre fotografei de tudo: de viagens a trabalhos da faculdade, de fotos de família e amigos ao cotidiano de Ribeirão Preto, sempre com filme TriX400.

O interesse pela temática das cidades na fotografia surgiu na Faculdade de Arquitetura, quando, em uma tarde de estudos na Biblioteca, encontrei fotos da capital paulista do fotógrafo Cristiano Mascaro. Esse primeiro contato com as fotos do Cristiano aguçaram meu interesse pelos grandes mestres e seus registros do cotidiano e das cenas públicas.

O encontro entre duas paixões, Arquitetura e Fotografia, me levaram à fotografia de rua, no entanto, somente há dois anos me dedico exclusivamente ao tema, tendo a cidade de São Paulo como principal objeto de estudo.

A dinâmica de fotografar

Gosto de fotografar sozinho. Assim, me sinto concentrado exclusivamente na Fotografia. Trabalho com pouco equipamento: basicamente 2 corpos e 2 lentes e ele pode mudar dependendo da situação. Fotografo sempre em preto e branco e em RAW.

Em minhas saídas fotográficas não existem roteiros definidos. Criar roteiros rígidos e segui-los pelas ruas não funciona para mim. Gosto de caminhar sem destino, deixando a cargo da cidade a função de me mostrar o que ela está disposta naquele dia.

Por uma questão de organização acabo por delimitar uma região e me perco nela por alguns dias, podendo repetir ou não a visita nesse local.

Não, eu não peço permissão para fotografar e, salvo algumas exceções, não sinalizo que irei fotografar.

Sobre Fotografia de Rua

Costumo dizer que as pessoas são moldadas pelas cidades e vice-versa, portanto, para se aventurar na Fotografia de Rua é necessário procurar por elementos que enfatizem a personalidade da cidade e da população. Procure identificar os elementos que fazem essa cidade ser única e suas pessoas se comportarem com se comportam. Cidades, como as pessoas, são organismos vivos e uma nunca é igual à outra. Tenha a sensibilidade de se adequar para captar as nuances de cada local.

5 pontos a considerar na fotografia de rua:

1 – Seja discreto – Isso vale para seu equipamento e para seus trajes. Vá de jeans, camiseta e tênis para as andanças e uma mochila de fitness para as câmeras. Na medida do possível, mantenha seu equipamento segurado.

2 – Não existe tempo ruim – Muito vezes para o fotógrafo de rua o tempo ruim é o tempo bom. Explore os dias chuvosos, becos e ambientes com pouca luz. Você se surpreenderá com os resultados.

3 – Problemas podem ocorrer – Teve problema com alguma pessoa que não gostou de ser fotografada ou barrou sua entrada em determinado local? Geralmente um bom papo resolve a situação, sempre com muita educação e paciência. Explique seu projeto e porque faz esse tipo de fotografia. Por experiência digo que a cada 100 pessoas que você fotografar talvez 1 reclame.

4 – Decida por interferir ou não no ambiente fotografado – Alguns fotógrafos procuram um contato visual com as pessoas, outros, preferem não interferir na cena. No meu caso, apesar de algumas fotos terem o contado direto, prefiro não ser notado.

5-  Fuja do óbvio – Se quer fotos com sua marca, fuja dos monumentos consagrados da sua Cidade. Cartões postais com fotos dos principais pontos turísticos estão por todo o canto! Treine o olhar para ver o que ninguém está vendo. Esse é o seu olhar da cidade e das pessoas! Com base nisso comece a trabalhar seu estilo de fotografia.

Mais sobre mim em minhas fotos em:

www.andersonperon.com

Adicionar comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.


© 2017 Fotografia de Rua | Todos os direitos reservados | Oficina dos Sites