Lentes de 35 ou 50mm ?

Lentes de 35 ou 50mm ?

35 ou 50mm qual das lentes a melhor para fotografia de rua ?

Obviamente qualquer distância focal ou lentes serve para fotografia de rua, apenas a criatividade é seu limite a forma como tira partido delas. Portanto é frequente ver pessoas a fotografar pelas rua com 21mm, 28mm ou até mesmo lentes 75mm. No entanto 35mm e 50mm são as distâncias focais que têm sido tradicionalmente preferidos pelos fotógrafos de rua, devido à sua versatilidade e capacidade de reproduzir um campo de visão semelhante à visão humana. Muitos fotógrafos, especialmente na reportagem, usam ambos os comprimentos focais (ou têm um zoom que cobre ambas as distâncias), mas na maioria das vezes eles têm uma preferência por uma ou outra lente. Ou então uma vez usam 35mm outra vezes 50mm.
Então qual será a que melhor lhe serve? Está a procurar a sua primeira lente para fotografia de rua, ou tem dúvidas sobre as suas próprias preferências, aqui estão algumas dicas para o ajudar a escolher o comprimento focal, que irá atender melhor às suas necessidades.

A) A distância para o assunto.

Discrição é frequentemente chave para a fotografia de rua. Quão perto pode chegar ao seu assunto sem ser detectado e, por conseguinte, alterar o curso de uma cena? Evidentemente, quanto mais se aproxima, maiores são as chances de ser notado. Na fotografia de rua, a maioria das fotografias são tiradas com o assunto principal, localizado entre 1,5 a 3 metros. Isto por sua vez significa que a diferença entre uma 35mm e 50mm corresponde a cerca de dois passos. Por outras palavras, com uma lente de 50mm, terá que recuar dois passos para obter o campo de visão equivalente de uma lente de 35mm. Estes dois passos podem não parecer muito, mas eles podem fazer uma grande diferença nalgumas situações. Na verdade todos nós temos uma espécie de zona de conforto em torno de nós quando andamos pela rua. Esta zona varia dependendo da situação e localização. Por exemplo numa agitada rua comercial não terá dificuldade em se aproximar a l metro de distância de uma pessoa, mas com certeza numa praça deserta vai causar alguma insegurança ao se aproximar a 2 metros. Num ambiente urbano, os dois passos extras fornecidos pela lente de 50mm, muitas vezes, fazem uma grande diferença. Será capaz de manter uma distância suficiente para que o assunto se sinta na sua zona de conforto intocado. Não ser detectado e o assunto não vai se vai sentir ameaçado pelo seu disparo. Por esse motivo, penso que uma lente de 50mm é a melhor lente se iniciar na fotografia de rua. Ela irá permitir que tire fotos de pessoas sem chegar muito perto e dá-lhe algum tempo para aprender a interagir com as pessoas.

 

B) Composição

Sejamos direto não existe uma distância focal que seja mais fácil de trabalhar, do que outra em termos de composição. Ambas podem ser muito fáceis ou muito difíceis. A lente de 35mm sendo obviamente mais abrangente dar-lhe-á mais espaço e liberdade para compor. Quando vejo algumas imagens de fotografia de rua, muitas vezes sinto que o assunto principal não é o objeto da foto, mas o que está em torno dele. Desorganizadas, irrelevantes, desproporcionais… são os termos que muitas vezes me ocorrem quando vejo algumas fotos tiradas com grandes angulares. Isto geralmente devido aos espaços vazios em torno do ponto de interesse, como que se o fotógrafo fosse condicionado pela ação esquecendo-se de olhar em redor. No entanto a distância focal de 35mm é ótimo para quando se pretende fotografar uma grande parte do ambiente em torno de seu assunto principal. Também é muito útil em cidades onde as ruas são estreitas (embora 28 mm seja provavelmente melhor). O campo de visão de 50mm por ser um ângulo mais apertado, há menos elementos susceptíveis de interferir com a cena. Não precisa se preocupar tanto com os elementos secundários, tais como transeuntes, carros, ou paredes em construção. Isto facilitará de alguma forma a concentrar-se apenas nos elementos críticos. No entanto olhando de outra perspectiva, uma 50mm torna muito mais difícil incluir os elementos-chave em num ponto de visão apertado. Você terá que recuar (o que nem sempre é possível) ou usar um ângulo diferente, o que pode ser bastante desafiador. O resultado pode muitas vezes serem cabeças, pernas ou pés cortadas, ou simplesmente a omissão de partes fundamentais da cena.

C) Profundidade de campo.

Para uma dada abertura e distância, quanto menor for a distância focal, maior é a profundidade de campo. Isto é aplica-se para todos os sistemas de câmaras, mas é especialmente importante para câmara com grandes sensores (ou filme). Na verdade, a 3 metros, uma lente de 50mm a F1.4 terá uma zona de 30 cm de nitidez aceitável, haverá o dobro de 60 centímetros com uma lente de 35mm com a mesma abertura. Mesmo em F8.0, a profundidade de campo da lente de 50mm será de 2 metros, enquanto a 35mm estará em foco a 5 metros. De uma forma mais prática, estes números têm três consequências. Em primeiro lugar, será mais difícil conseguir focar os assuntos usando uma grande abertura numa lente de 50mm uma vez que a zona de focagem é muito pequena. Em segundo lugar e, consecutivamente, vai perder velocidade obturação á medida que fecha a abertura por forma a conseguir uma maior profundidade de campo um determinado valor ISO. Isto poderá provocar algum arrastamento se a velocidade for inferior a uma velocidade 1/125. Isto evidentemente pode ser compensado aumentando o nível de ISO, mas nem sempre é possível mudar o ISO em cenas que se podem alterar em pouco tempo (e ainda mais em câmaras de filme). Finalmente, imagens a 50mm com temas situados em vários planos, será mais difícil uma vez que será difícil conseguir uma zona de nitidez que abranja todos os planos. Por exemplo, se o seu primeiro plano está a 3 metros de si e o segundo a 7 metros, apenas uma abertura de F16 colocar ambos focados. Imagine as consequências sobre a velocidade do obturador e qualidade de imagem (difração) com uma tão pequena abertura. Estes números referem-se a câmara de um sensor completo (full frame), pelo que estas consequências se irão sentir em menor escala em câmaras com sensores menores e nenhum problema em câmaras compactas.

D) Distorção

Uma lente de 35mm vai induzir mais distorção, que uma de 50mm. Não tanto por causa da intrínseca qualidade da lente, mas porque uma ligeira inclinação da câmara resulta em linhas que começam a convergir. Então se gosta de fazer retratos de fotografia de rua de muito perto, lembre-se que uma pequena inclinação da câmara pode fazer distorcer os rostos, braços e pernas dos sujeitos. O mesmo se aplica para lentes de 50mm, mas a uma muito menor escala.

E) Preços

As lentes grande angular são mais difíceis de fabricar, pelo que em geral as lentes 35mm serão mais caras do que a sua equivalente de 50mm. Especialmente para lentes com grandes aberturas como F1.4.

Então, 35mm ou 50mm ?

Como pode ver, existem vantagens e desvantagens na sua utilização em ambas. Nenhum delas se destaca como sendo uma melhor que a outra. Por fim a escolha dependerá um pouco do seu estilo e personalidade, então pergunte-se a si próprio este tipo de questão:

– Gosta de se aproximar muito perto das pessoas?
– Fotografa principalmente retratos ou pessoas na rua?
– Prefere grandes profundidade de campo ou fundos esbatidos?
– Vive num ambiente de ruas estreitas ou espaço muito aberto?
– Ou mesmo, você é alto? (É o meu caso, pelo que usar uma lente 50mm significa um monte de flexões de joelhos o que nem sempre é muito conveniente)

Se ainda está indeciso poderá sempre levar consigo ambas as lentes. Embora eu não recomenda. De fato, essas distâncias focais estão próximas pelo que será mais fácil fazer os dois passos á frente ou para trás em vez de perder tempo na troca das lentes.

Quanto a mim comecei a fotografar com uma distância focal de 50mm e lentamente comecei a derivar na direção dos 35mm. De facto acho que os 35mm acaba por ser uma lente mais versátil para a maioria das imagens que faço. Além disso, acho que é mais fácil me aproximar dos assuntos do que o contrário.

Foto: Nezdoiminoga (lente 50mm f/1.4)
Fonte: yanidel.net


© 2017 Fotografia de Rua | Todos os direitos reservados | Oficina dos Sites